terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

No Araguaia

Em jogo cruel, Max faz ameaça indireta e deixa Amélia atônita.


Ao voltar para casa, Amélia dá de cara com Max e os dois se confrontamAmélia (Julia Lemmertz) entra na sala e é surpreendida pelo marido, que já a aguardava. Prenúncio de tempo ruim... Momentos antes, ela tentara disparar um tiro contra Max (Lima Duarte) com a arma dele, sem sucesso. Ao bater os olhos em Max, Amélia respira fundo e tenta encará-lo: “Ótimo, Max. Acho que chegou mesmo a hora de termos uma conversa definitiva”.
Ele assente; Amélia emenda: “E a nossa situação, da maneira que está, também não pode continuar. Espero que entenda tudo o que vou dizer. Espero, sinceramente, que você aceite o que...”.Ela fica atônita com as palavras do marido, e ele não a deixa falar: “Tu jamais apontarias uma arma para mim sem que eu te desse motivo para tanto. Tu és pura. Tu és uma mulher sublime, Amélia. Se perdeste o controle, se agiste assim, é porque mereci. Passei de todos os limites. Mas lhe prometo, isso não vai acontecer novamente. Acredite em mim”.Mas Max a corta, surpreendendo: “Amélia, tu tens total razão. O meu comportamento contigo esta noite foi totalmente despropositado. Agi por instinto, sem pensar em ti. Sei que estou errado, mas o que quero e peço que entendas é que não resisti quando te vi linda, cheia de vitalidade, de frescor, despertando o interesse, a curiosidade de tantas pessoas. És uma mulher deslumbrante, Amélia. Encantadora. Digna de deixar qualquer homem alucinado. Lembrei dos teus velhos tempos de modelo, de tua elegância, de tua juventude, de teu charme que tanto me seduzia. De todos os atributos que me fizeram ficar arrebatado por ti. Não resisti. Perdoe-me. E le juro que isso jamais vai voltar a acontecer”.
Ele a ameaça indiretamente. Amélia fica atônita com a crueldade do marido
Impaciente, Amélia tenta argumentar, dizendo que o ponto não é exatamente esse, mas ele a impede de terminar, mais uma vez: “Pode te quedar tranquila. Não vou te acusar. Ninguém precisa saber do que aconteceu. Por sorte os empregados estavam dormindo. Apenas a Lurdinha ouviu o tiro. Mas eu disse a ela que era alguma porta batendo. E a tonta se deu por satisfeita. Portanto, não te preocupes, carinho. Só nós dois sabemos o que aconteceu. E, de mim, ninguém ficará sabendo que apontaste uma arma, puxaste o gatilho... que tentaste me acertar com um tiro!”.
Só então a mãe de Manuela (Milena Toscano) se dá conta do jogo cruel do marido. Ela lança um olhar para ele, querendo dizer que não acreditava que ele fosse capaz disso: “Max, você... você é infinitamente pior do que posso imaginar...”, diz, enquanto sobe as escadas de volta ao quarto. Max mantém seu olhar impassível.
Não deixe de assistir à cena, que vai ao ar na sexta, dia 18 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário