segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

No Araguaia


'Você era a filial, e eu a matriz', diz a estranha à dona do armazém.




Marly chega ao armazém e se apresenta como viúva de BentoTudo está calmo enquanto Janaína (Suzana Pires) abre seu armazém pela manhã, como faz todo dia. De repente, uma mulher loira, bem vestida e de boa aparência adentra o recinto. Jana fica achando que se trata de uma cliente e a aborda: “Bom dia. Posso ajudar?”.
A mulher olha tudo ao seu redor com curiosidade e diz a que veio: “Eu quero falar com a dona do pedaço”. Janaína estranha o linguajar, mas tenta manter a sutileza: “A dona... do pedaço... sou eu mesma”. Marly (Leona Cavalli) a olha dos pés à cabeça, em sinal de desgosto: “Ah, é você? Muito prazer. Marly. A viúva do Bento!”
Janaína toma o maior choque no mesmo instante. Viúva de Bento? Seu falecido marido tinha outra mulher? “O que foi que você disse?”, pergunta ela, incrédula. Marly comenta que ela deve ser a Janaína de quem seu ex falava. Janaína incorpora um ar indignado e solta: “Isso mesmo. Janaína. A viúva do Bento!”.
Para provar sua história, a loira mostra as fotos de sua união com o falecido
Marly a corrige, cheia de ironia: “A segunda viúva, meu bem. Porque você era a filial, e eu a matriz”. “Como é que é?”, pergunta novamente Janaína. Ela ainda não crê em seu ouvidos, muito menos em seus olhos.
Janaína fica arrasada...
Marly termina mostrando a prova do que está afirmando: uma foto de seu casamento com Bento, e outra dos dois filhos do casal. “Isso mesmo que ouviu. Eu sou a viúva legítima. Casei com o Bento de papel passado, na igreja, de véu e grinalda. E esses dois aqui, são nossos filhos: Bentinho e Capitu”.
Janaína quase desaba de desgosto. E agora ela vai ter de lidar com mais essa...
Não deixe de assistir à cena, que vai ao ar na segunda-feira, 31 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário