segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

No Araguaia


O religioso toma o maior susto com a revelação.




Amélia confessa a padre Emílio que está traindo Max com outroAssim que encontra Padre Emílio (Otávio Augusto) na igreja, Amélia (Júlia Lemmertz) é abordada por ele. Depois de um rápido cumprimento, ele diz estar de saída: “Estava indo agora mesmo falar com Solano. Não tenho grandes notícias, mas há uma pequena, minúscula esperança de localizar Gabriel”.
Ainda sem perceber o ponto em que ela quer chegar, ele comenta: “A igreja é só um edifício onde as pessoas devem vir se aqui se sentirem mais próximas de Deus. Se elas puderem ter essa aproximação em suas casas, trabalho, na balada... para Deus dá no mesmo.”O padre percebe o nível da agonia de sua amiga e cede: “Claro, minha filha, venha, sente-se aqui. Me diga, o que te aflige desse modo?”. É então que Amélia começa a falar: “O senhor sabe que nunca fui uma pessoa muito religiosa, nem frequentar a missa eu frequento...”Meio amarga, Amélia comenta: “O homem que meu marido delatou porque amava a mulher dele”. E emenda em seguida: “Pode se atrasar uns minutos? Eu preciso tanto me confessar, padre. Ou eu... vou enlouquecer!”.
Amélia continua: “É que... ultimamente eu tenho sentido os olhos de Deus postos sobre mim, padre. E tenho vergonha do que ele está vendo”. Padre Emílio tenta amenizar o sofrimento da bela mulher: “Todos nós nos sentimos assim quando erramos, quando pecamos. Parece que Deus nos espia para nos punir. Mas antes de punir, filha, Ele perdoa.”
É aí que Amélia solta a bomba: “Duvido que Ele vá me perdoar. E na verdade, nem sei mesmo se me arrependo... Eu traí meu marido, padre. Eu estou amando perdidamente, alucinadamente outro homem!”. Emílio quase cai do banco em que está sentado com o susto que leva.
Não deixe de assistir à cena, que vai ao ar na terça-feira, 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário